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quinta-feira, 13 de março de 2014

A PARTICIPAÇÃO DO CONSELHO ESCOLA-COMUNIDADE NA GESTÃO ESCOLAR COLEGIADA.

Dissertação de mestrado de Daniel de Souza Zargidsky

O Conselho Escola-comunidade, criado no início dos anos 1980 com a finalidade de
promover o debate sobre as questões educacionais, surgiu devido a situação política e social na
qual o Brasil estava inserido, ou seja: o projeto de (re)democratização do país, re-significando
assim, o sentido da palavra “democracia”.
 Impregnada de novas tendências e ideologias, tornou-se necessário a criação de espaços,
no interior da escola que permitissem às pessoas o exercício da cidadania.
. Assim, coube à escola, instituição cujas relações autoritárias eram demasiadamente nítidas e tendo em vista o modelo de administração pública do país, iniciar um processo rápido, porém penoso, de
democratização do ambiente escolar. Como celeiro de experiências, a Rede Municipal de Ensino
do Rio de Janeiro foi pioneira na instauração destes espaços de debate nas escolas municipais.
 Surgindo por volta do ano de 1.983, o conselho de pais e mestres ganhou uma conotação
ainda maior com o advento das “Diretas Já!” no ano de 1984 pela (re)democratização do país.

1
 CARVALHO, J. M. “Cidadania no Brasil: o longo caminho.” 3ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.  2
Neste contexto, a escola abre suas “portas” para discutir com a comunidade as propostas de
formação de um novo cidadão, capaz de exercer plenamente sua cidadania.

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